Pular para o conteúdo principal

Quando eu li: Boa Noite (resenha)

Olá Pequenos Colecionadores aqui é a Mayara, tudo bem com vocês?
Hoje vou resenhar um dos livros MAIS DESAJADOS de minha pessoa. Queria ler esse livro desde o dia que lançou/desde o dia que eu li “O amor nos tempos de Likes” e como grande fã da Pam Gonçalves uma das maiores Booktuber que você respeita e obvio que eu queria muito ler o livro que ela escreveu. Então foi impossível não ler com grandes expectativas.
E que livrão da porra! Serio! E obvio que por causa de algumas resenhas que vi, eu sabia o que o livro ia falar, mas quando você começa a ler você acha uma coisa mais ai muda, tem uma pequena reviravolta, enfim...

Boa Noite foi publicado em 2016 pela Galera Record.


Aqui vamos conhecer Alina, uma menina tímida, estudiosa, boa filha, esta nessa vida ‘sem graça’ e ‘sem emoção’. Ao chegar à faculdade, que ela fez questão em ser em longe o suficiente para se mudar. Morar em uma republica fazer novos amigos, enfrentar o preconceito na sala de aula, ficar longe de casa, parece ser a forma perfeita pra ela se reinventar.
“Acho que a maioria das pessoas que chega a universidade espera que a vida tome um rumo totalmente diferente... Obviamente eu também. Tudo que eu quero é começar de novo. É nisso que eu penso enquanto encaro o prédio de tijolos à frente. Só quero deixar tudo pra trás e enfim ser alguém legal.”
E vamos acompanhar Alina nessa jornada nada fácil. Primeiro ela entra na Republica das Loucuras e os primeiros amigos que ela faz e Manu, Talita, Bernardo – namorado da Talita – e Gustavo. Eles são as melhores pessoas do mundo e depois do Trote, eles deixam ela se sentir em casa realmente.


Mais como nem tudo são flores e festas universitárias (que Manu faz questão de arrastar nossa Alina). A menina tem que enfrentar o preconceito com seu curso. Um curso que é praticamente dominado por homem com apenas 4 alunas mulheres (Luana, Julia e Sabrina) essas meninas tem enfrentar os comentários machistas e obvio que elas vão pegar o desafio de calar a boca das pessoas que acharam que elas não iam passar do primeiro semestre.
“Não pensei que fosse ligar para a proporção de homens x mulheres da sala de aula – quarenta e seis garotos e quatro garotas.”
Girls Power REAL!
E as coisas começam a complicar mais ainda para nossa protagonista quando ela quer se aventurar real nas festas, bebidas, garotos... Ai garotos! E coisas que a menina não estava acostumada a viver.
E Caro Leitor nossa Alina terá que enfrentar coisas que jamais passaram pela cabeça dela. E ele terá que mostrar a sua força. Será que tudo isso vale mesmo apena?
Não vou falar no cara que ela vai conhecer e...
E de uma hora pra outra provar que é capaz. Tomar cuidado e ao mesmo tempo salvar meninas que estão em perigo (sim meninas vão ficar em perigo). Antes do ultimo Suspiro da inocência, a realidade vai se mostrar mais amarga que os sonhos e Alina vai descobrir que, às vezes, sua casa é onde esta seu coração.



Ah que livro!
E uma leitura rápida, se vocês piscar você acaba o livro.
O livro fala de assuntos que acontece ao nosso redor e a gente não faz ideia. Que um rostinho bonito não quer dizer nada.
Bebidas, drogas, abuso sexual, preconceito... Boa noite fala de tudo um pouco. E com uma realidade tão nossa, às vezes isso pode está bem debaixo do nosso nariz e a gente não enxerga. E eu ficaria muito feliz se alguém pudesse fazer aquele projeto realidade...
E fala também da força feminina! Sabe aquela bandeira de “Posso ser quem eu quiser” e basicamente isso. Todas nós podemos ser o que quiser. Literalmente.
E de amizade. Amigos de verdade, pessoas que podemos confiar. E que amizade linda e formada nesse por Alina e Manu que são meninas/mulheres maravilhosas. E elas com certeza ganharam um pedaço do meu coração.
O livro superou todas as minhas expectativas (olha que eu criei muitas) e pra mim foi uma surpresa.
Pam parabéns por esse livro incrível. Por criar Alina, uma personagem tão inspiradora. Manu, uma menina extremamente forte. E todas as outras meninas, sua garra. Lindo!
Uma das melhores leituras do ano. E claro que depois de eu ler esse livromaravilhoso a minha vontade de ler “Uma historia de verão” dobrou.
Se você já leu me diz o que achou!
E você ainda não leu, por favor coloque esse livro na sua lista!

Beijão da May J


Ah me siga por ai: @minhapequenacolecao - @Pequenacolecao  E o blog também!

Comentários

  1. Olá! Apesar de conhecer o trabalho da Pam, ainda não tive tempo de ler as obras dela... Vi que nessa Bienal teve outro livro dela também! Gostei da sua resenha! :D

    ~ Blog Compulsivamente Literária

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Nossa faz tempo que não visito o canal dela, nem estava sabendo deste lançamento. A trama parece bacana, mas estou dando um tempo em histórias que ocorrem no ambiente acadêmico, tive uma overdose desse tipo de ambiente e não aguento mais.

    ResponderExcluir
  3. Oi tudo bem?
    Eu também li Boa noite e fiquei com o mesmo sentimento que você de: QUE LIVRÃO DA PORRA hahaha minhas expectativas também estavam super altas e também foram superadas. É um livro muito real que muitas vezes eu levei um tapa na cara enquanto eu lia Alina é uma personagem muito forte e virou uma inspiração para mim. Minhas expectativas também estão lá em cima para uma história de verão.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Desde que vi vc potando esse livro lá no ig, já fiquei super interessada! Adorei a premissa e a sua resenha! *-* Vou salvar ele aqui na minha lista pra ler depois <3

    Um beijo, Pri :*

    https://poramoraoslivrospri.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oie tudo bem?!?! Até um tempo atrás, quando a Pam usava o nome do blog eu tinha muita afinidade com as leituras e os interesses dela. Depois da mudança, sei lá, perdi a similaridade e parei de acompanhar. Quando vi o livro eu nem me interessei muito, mas lendo sua resenha ele me pareceu bastante interessante.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Mari já li algumas resenhas desse livro, mas elas são bem divergentes. Pelo seu texto deu para perceber que vc realmente amou tudo que leu da Pam até agora, que bom. Desejo sucesso na leitura do próximo livro. Adoro livros com temas atuais e que nos inspiram a ser melhores seres humanos. Valeu pela dica.

    ResponderExcluir
  7. Olá, gostei da sua resenha eu quero muito ler esse livro, ele me parece ser muito bom já está na minha lista faz um tempo, mas ainda não comprei

    ResponderExcluir
  8. Oi Mayara gostei muito da sua resenha! Já estou curiosa pra ler esse livro,gosto muito de histórias que envolve essa passagem de adolescentes para a faculdade e aonde muitas vezes se ganha maturidade e se alopra legal 😂😂😂 adoro as aventuras da faculdade kkk as boas claro! Bjos ilane
    aleituramagica.wordpress.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Mayara.

    Eu ainda não tinha lido nenhum comentário sobre este livro e gostei bastante das informações que deixou na resenha. Principalmente as personagens serem tão inspiradoras e extremamente forte. Gosto quando encontro personagens dessa maneira. Sua dica está anotada.

    Bjos

    ResponderExcluir
  10. Oiii, particularmente eu gosto de livros que trata de problemas do cotidiano, porém é uma tema de mão dupla se não souber escrever vai cair no clichê, e pela sua resenha esse livro não caiu no clichê, anotei a sua dica.

    Abraços, José Marcos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Metas de leituras 2018

Olá Pequenos Colecionadores tudo bem com vocês? Eu não sou muito de fazer metas, porem esse ano quero fazer algo diferente pra eu não ficar perdida em qual livro vou ler ou comprar. Provavelmente essa lista vai mudar no decorrer do ano, talvez eu leia mais ou menos ou eu simplesmente posso perder interesse em algum. Mais tá ai o que eu quero ler em 2018. Obvio que não estou seguindo uma ordem exata de qual livro vou ler primeiro. E só uma lista do que eu quero ler! Os livros que eu tenho — Tartarugas até lá embaixo - Estou lendo. — Dois a dois — Simplesmente o paraiso — Uma noite como está — A soma de todos os beijos — Os mistérios de Sir. Richard — Segredos de uma noite de verão — Era uma vez outono — Pecados no inverno —  Escândalos na primavera  — Uma noite inesquecível — A chama dentro de nós — Três semanas com meu irmão Os livros que ainda não tenho  — Ainda sou eu — O ar que ele respira — E viveram felizes para sempre — Uma curva no tempo — A rainha ver

Quando eu li: A Ultima Música, Nicholas Sparks.

Olá Pequenos Colecionadores, tudo bem com vocês? Eu espero que sim e se não estiver fica tranquilo que vai melhorar.  Depois de ter declarado o meu amor por Nicholas Sparks vim aqui falar do primeiro livro que eu li dele: A ultima musica. Como citei no post anterior (se você não vi vai lá ver) li esse livro por causa do filme e estava começando a minha paixão literária, naquela época só tinha lido Crepúsculo.  Seguindo com a tradição de seus mais belos romances, ele agora nos apresenta uma comovente historia sobre família, amizade, amor, amadurecimento e especialmente sobre como perdoar e recomeçar. Acho que a maioria das pessoas conhece a historia de Ronnie. Vou falar sobre o livro. Quando Verônica Miller ou Ronnie tinha 17 anos. vê sua vida mudar drasticamente quando seus pais se divorciam e seu pai decide ir morar na Carolina do Norte em uma cidade praiana. A menina simplesmente da uma afastada de tudo e de todos, mas do pai e da musica. Pois o pai era ex-pianista e en